Tera Nutrição Vegetal
  • Home
  • Fertilizante
  • Compostagem
  • Blog
  • Contato
  • Imprensa
  • Blog
Fertilizante

COMO OS FERTILIZANTES ORGÂNICOS PODEM POTENCIALIZAR A EFICIÊNCIA DA ADUBAÇÃO MINERAL

26 de outubro de 2022
Tempo de leitura: 3 min

Quando se fala em adubação na agricultura brasileira, as opções mais comuns e utilizadas são os fertilizantes minerais ou a combinação dos minerais com fertilizantes orgânicos. Diante de circunstâncias políticas e econômicas, de âmbito global,  produtores têm sido estimulados a incrementar o emprego dos fertilizantes orgânicos dentro do tradicional contexto de utilização dos fertilizantes minerais.

Isso porque, o Brasil depende de importações para cerca de 85% de suas necessidades de adubos minerais, tendo a Rússia como grande fornecedora e, em função da guerra com a Ucrânia, a chegada desse fertilizante no país tem sido dificultada.

Embora pareça um desafio, esse cenário trouxe também seu lado positivo, abrindo caminhos para o uso de compostos orgânicos em conjunto com os minerais, uma prática que, além de multiplicar os benefícios da adubação, ainda traz como benefício  a possibilidade de economia no emprego dos fertilizantes minerais. 

Entendendo as diferenças entre fertilizantes orgânicos e adubos minerais

Conhecer as diferenças e particularidades dos fertilizantes orgânicos e minerais é o primeiro passo para garantir a eficiência do uso integrado desses adubos. 

Em primeiro lugar, a matéria-prima é diferente: enquanto o fertilizante orgânico é composto por matéria orgânica oriunda do tratamento de resíduos- seja de origem vegetal ou animal – o mineral vem da exploração de recursos minerais naturais como potássio e fosfato ou é sintetizado  pela indústria química ao custo de grande gasto energético, como o nitrogênio. 

Outras questões que os diferenciam se referem à permanência no solo e a concentração de NPK. Graças ao seu grande poder residual, os adubos orgânicos permanecem mais tempo na terra devido à liberação lenta dos macro e micronutrientes, já os minerais se apresentam de forma solúvel e são absorvidos ou perdidos com mais rapidez.

      Leia mais

  • 5 principais diferenças entre fertilizantes orgânicos e fertilizantes minerais 

Como os fertilizantes orgânicos podem potencializar a eficiência da adubação mineral?

Combinar todos os nutrientes necessários para um bom plantio e uma aplicação eficiente é o cenário ideal quando se fala em alta produtividade; e é exatamente isso que se alcança com esse uso combinado. Por mais que tenham essas distinções mencionadas, os fertilizantes orgânicos e os minerais são produtos que se complementam e sempre que possível devem ser utilizados em conjunto, justamente por cada um ter seu valor para o solo. 

A integração gera bons resultados porque o adubo orgânico oferece macro e micronutrientes fundamentais às plantas, condicionando as características físicas, químicas e biológicas do solo, que aumentam a eficiência no aproveitamento dos fertilizantes minerais. 

A constância dessa estratégia não só melhora as condições gerais do solo, como também pode reduzir a dependência de fertilizantes minerais e, consequentemente, os custos relacionados. Em uma estimativa, considerando a aplicação de 5 toneladas de fertilizantes orgânicos por hectare, é possível substituir até 30% do fertilizante mineral pelo orgânico. A longo prazo, os números podem aumentar: com o uso combinado sendo repetido durante três anos consecutivos, a economia pode chegar a 50%.

A eficiência da adubação integrada já é comprovada em pesquisas  e aplicações

Diversos estudos têm comprovado a eficácia da adubação integrada na agricultura e, a Tera Nutrição Vegetal colabora com essas pesquisas apresentando avaliações do uso de seus fertilizantes orgânicos compostos junto dos fertilizantes minerais. 

Uma dessas análises observou o aproveitamento do Tera Base — composto com alta concentração de matéria orgânica e substâncias húmicas — em plantações de cana-de-açúcar.

Na pesquisa, foram testadas diversas proporções de Tera Base e adubo mineral, chegando às melhores combinações para cada finalidade. Os resultados provaram que o uso combinado dos fertilizantes aumentou a produtividade da cana em comparação à aplicação isolada de adubo mineral. 

Três componentes essenciais para assegurar a produtividade nessa cultura – altura, diâmetro e número de perfilhos – também tiveram aumento nas médias onde os dois compostos foram aplicados. 

Além da pesquisa, a adubação integrada já tem trazido resultados positivos no dia a dia de agricultores. Um grande exemplo é a plantação de alface do  Jorge Torres, da cidade de Itatiba/SP.

Jorge fazia duas aplicações de adubos químicos na sua lavoura e, após conhecer a Tera Nutrição Vegetal ele implementou um revezamento, realizando a adubação de cobertura com uma mistura de compostos, além da aplicação seguinte ser feita apenas com o Tera Base misturado ao solo.

Através dessa receita, ele observou uma melhora significativa na qualidade da área de plantio, além de poder cortar em média 50% do uso de defensivos e economizar 30% dos gastos em fertilizantes.

Maior produtividade e solo em condições ideais para o desenvolvimento dos cultivos: esse é o resultado da adubação conjunta

Os fertilizantes orgânicos compostos são ótimas opções para garantir a nutrição e a saúde do solo e das plantas, com aplicabilidade em diversos tipos de culturas. 

Combinados aos fertilizantes minerais, se tornam ativos extremamente eficazes, unindo os macro e micronutrientes necessários para um bom plantio e uma adubação que cumpre seus propósitos em absorção, permanência no solo e desenvolvimento satisfatório. 

Os fertilizantes Tera Nutrição Vegetal são produtos ideais para serem combinados a fertilizantes minerais, potencializando sua eficiência e trazendo todos esses resultados. Para saber mais sobre nossos produtos, entre em contato conosco e fale com um engenheiro agrônomo.

Envie um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

Fertilizante
22 de maio de 2024

TERA BASE: UM FERTILIZANTE ORGÂNICO PREPARADO PARA BENEFICIAR DIVERSAS CULTURAS

O mercado de fertilizantes orgânicos tem apresentado avanços significativos nos últimos anos, impulsionado pela crescente […]

Leia mais >
Fertilizante
17 de abril de 2024

9 MITOS E VERDADES SOBRE A ADUBAÇÃO ORGÂNICA

A adubação orgânica tem ganhado destaque na agricultura sustentável, fornecendo nutrientes essenciais, melhorando a retenção […]

Leia mais >
Culturas Fertilizante
20 de março de 2024

PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR: O QUE ESPERAR PARA O MERCADO SUCROENERGÉTICO EM 2025

A produção de cana-de-açúcar no Brasil para o ciclo 2025/26 enfrenta um cenário desafiador, marcado […]

Leia mais >

Newsletter

Inscreva-se em nosso blog para receber novidades

TeraNV
  • Home
  • Fertilizante
  • Compostagem
  • Contato
    • +55 11 96412-0355
  • Redes Sociais
    • youtube
    • instagram
Empresa associada à:
Certificações:
Produtos registrados no MAPA sob o nº SP 002784-7.000003
®2021 • Tera Nutrição Vegetal - Todos os direitos reservados.
PRODUZIDO POR INDÚSTRIA BRASILEIRA TERA AMBIENTAL LTDA Registro MAPA EP N SP 002784-7
CNPJ: 59.591.115/0003-02 Estrada Municipal do Varjão, 4520 Bairro Novo Horizonte - Jundiaí - SP CEP: 13212-590

Politica de Privacidade | Politica de Cookies

Fale
conosco