6 BENEFÍCIOS DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA PARA GRANDES CULTURAS
26 de janeiro de 2023
Tempo de leitura: 3 min
Nos últimos anos, temos observado um aumento significativo da adubação orgânica em grandes culturas agrícolas do Brasil.
Em 2023, o mercado nacional de fertilizantes, que inclui os orgânicos, alcançou uma entrega de 45,82 milhões de toneladas, de acordo com a Associação Nacional para Difusão de Adubos.
Esse crescimento reflete a busca dos agricultores por práticas mais sustentáveis e eficientes, especialmente diante dos desafios na cadeia de suprimentos de fertilizantes minerais.
Para diversas culturas – como é o caso de hortaliças, flores, frutas, plantas ornamentais, gramados, entre outros – as vantagens de escolher a adubação orgânica são inúmeros, e podem trazer muitos resultados positivos.
Veja nosso case de sucesso: Como o fertilizante tera base transformou a produção de café na Fazenda Jacarandá
6 benefícios da adubação orgânica para grandes cultura
Graças à sua composição essencialmente orgânica advinda do tratamento de resíduos gerados em centros urbanos e nas atividades industriais e agroindustriais, esses produtos auxiliam no controle da temperatura e na capacidade de retenção de água nas camadas superficiais do solo.
Isso faz com que se tornem ideais para serem utilizados em todo tipo de cultivo – desde as grandes plantações, até os projetos paisagísticos e plantios domésticos.
Independente da situação, os produtores ganharão em:
Estruturação adequada do solo
Em primeiro lugar, contar com a adubação orgânica garante que o solo tenha a estrutura correta e equilibrada para o crescimento e o desenvolvimento saudável das plantas. Isso graças à melhor estruturação do solo, melhorando a circulação de oxigênio para as raízes e uma saudável melhoria na infiltração e retenção de água na camada cultivada.
Nutrição das plantas
Investir na matéria orgânica para a fertilização também impacta na nutrição das plantas, já que os fertilizantes orgânicos além de conter macro e micronutrientes essenciais, também atuam como condicionadores capazes de aumentar a eficiência da fertilização mineral.
Aumento da atividade biológica
O solo, naturalmente, conta com milhares de microrganismos vivendo nele – os quais podem favorecer o crescimento das plantas ou prejudicá-lo.
Os adubos orgânicos enriquecem o solo em quantidade e diversidade de microrganismos, já que além de fonte de microrganismos, eles também atuam como substrato para a atividade biológica.
Esses efeitos somados contribuem para o equilíbrio do sistema solo-planta, contribuindo para uma certa resistência à atividade de microrganismos agressores às plantas.
Aumento da produtividade
Com um sistema biológico mais equilibrado, nutrientes essenciais sendo constantemente liberados e o antagonismo a microrganismos prejudiciais às plantas, o solo tende as suas melhores condições para que o produtor possa alcançar uma boa produtividade.
Isso quer dizer que cultivos de hortaliças, verduras, frutas e outras pequenas e grandes culturas ganham em produtividade e qualidade. O processo de desenvolvimento e crescimento de plantas ornamentais, gramados e flores também experimenta os impactos positivos dessa prática.

Mais economia em manutenções e menos custos não programados
Custos com certos tipos de defensivos agrícolas para auxiliar na contenção de pragas e reverter um cultivo deficitário, são indicativos de que o solo não está em boas condições.
Aqui entra mais uma vantagem da adubação orgânica, afinal, os gastos com fertilizantes orgânicos podem ser consideravelmente reduzidos já que os compostos contribuem para inibir esses problemas.
Eliminação de microrganismos fitopatogênicos
Por fim, contar com fertilizantes orgânicos ajuda na supressão da atividade de microrganismos fitopatogênicos. Eles habitam dentro dos tecidos vegetais e causam doenças nas plantas, impactando seu metabolismo celular.
Um exemplo desse tipo de parasita são os nematóides, comuns em diversos tipos de culturas, como soja, algodão, cana-de-açúcar, café e tomate, por exemplo.
O fertilizante orgânico compostos da Tera Nutrição Vegetal é ideal para fazer a adubação do seu cultivo
Produzido por meio de compostagem termofílica de resíduos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais, o Tera Base é rico em matéria orgânica e fornece macro e micronutrientes essenciais para as plantas.
Sua aplicação regular melhora a estrutura do solo, aumenta a capacidade de retenção de água e nutrientes, e estimula a atividade microbiana benéfica, resultando em maior fertilidade e produtividade das culturas.
Além disso, o uso do Tera Base contribui para a supressão de microrganismos fitopatogênicos, reduzindo a incidência de doenças e a necessidade de defensivos químicos.
Ao optar pelo Tera Base, os produtores não apenas elevam a eficiência de suas lavouras, mas também adotam uma abordagem ambientalmente responsável, alinhada às práticas de agricultura sustentável.
Quer saber a opção certa para o seu plantio? Entre em contato com nossos especialistas e experimente todos os benefícios da Tera Nutrição Vegetal.
Posts Recentes
COMO A ROTAÇÃO DE CULTURAS E ADUBAÇÃO ORGÂNICA MELHORAM O SOLO?
A agricultura moderna exige práticas eficientes e sustentáveis que garantam a saúde do solo, aumentem […]
PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS: TERA BASE AUMENTA PRODUTIVIDADE EM SALESÓPOLIS
A produção de hortaliças no Brasil é uma das principais atividades da olericultura, movimentando mais […]
COMO O FERTILIZANTE TERA BASE TRANSFORMOU A PRODUÇÃO DE CAFÉ NA FAZENDA JACARANDÁ
A Fazenda Jacarandá, localizada no município de Bira, Minas Gerais, é uma propriedade centenária com […]
Newsletter
Inscreva-se em nosso blog para receber novidades
Envie um comentário