COMO FERTILIZANTES ORGÂNICOS MELHORAM A QUALIDADE DE SOLOS ARENOSOS
7 de novembro de 2023
Tempo de leitura: 3 min
A qualidade do solo é um fator primordial para o estabelecimento, desenvolvimento e produtividade das plantações. No entanto, o Brasil é um país de terras diversas e tem entre elas os ambientes mais arenosos, que estão presentes nas mais diversas regiões do Brasil, sendo terrenos que podem apresentar diversos desafios para produtores devido às suas características.
Isso porque, com uma textura leve e granulosa, os solos arenosos são compostos principalmente por areia (cerca de 70%) e uma proporção menor de argila (aproximadamente 15%), o que resulta em baixa retenção de água e nutrientes, bem como na propensão à erosão.
Nesse cenário, os fertilizantes orgânicos são ótimas fontes para a recuperação da estrutura física desses solos, garantindo um desempenho superior nos cultivos.
Por que os solos arenosos representam um desafio para a agricultura?
Existem alguns fatores que tornam esse tipo de solo um pouco mais complexo para a agricultura.
Primeiramente, a terra arenosa é caracterizada por possuir baixa Capacidade de Troca de Cátions – CTC, ou seja, um potencial muito menor em reter nutrientes catiônicos, como o Cálcio, o Magnésio e o Potássio, além da pouca eficiência na contenção da umidade. Isso porque esses terrenos têm uma alta taxa de drenagem, o que significa que a água tende a infiltrar rapidamente no solo e impor estresse hídrico às plantas, mesmo após pouco tempo da ocorrência de chuvas moderadas.
Locais arenosos também são mais vulneráveis à erosão por possuírem uma estrutura mais suscetível à eventos causados pelo vento e pela água, aumentando a degradação do ambiente – tudo isso combinado ao baixo teor de matéria orgânica, que é fundamental para assegurar o desenvolvimento saudável dos cultivos.
Como fertilizantes orgânicos melhoram a qualidade de solos arenosos
Por mais que possua essas limitações, não significa que não é possível manter produtivas plantações em terras arenosas.
Pelo contrário; a adubação orgânica oferece uma solução eficaz para melhorar a qualidade do ambiente em função das características que os fertilizantes possuem, o que resultará para o produtor diversos benefícios, como:
-
Alto teor de matéria orgânica
Uma das principais vantagens dos adubos orgânicos é o seu alto conteúdo de matéria orgânica. A presença desses compostos naturais estimula a atividade microbiológica do solo e melhora sua estrutura, o que, por sua vez, proporciona a redução de sua densidade aparente, formando agregados que ajudam a diminuir as probabilidades de erosão. Além disso, a matéria orgânica fornece sitios com cargas elétricas negativas, facilitando a retenção de nutrientes catiônicos e prolongando sua disponibilidade às plantas.
-
A retenção de umidade no solo
A matéria orgânica presente nos fertilizantes atua como uma esponja natural no solo. Quando incorporada, ela cria uma estrutura porosa e esponjosa, com capacidade de absorver e reter a umidade. Isso significa que, mesmo em ambientes arenosos, onde a água pode escoar rapidamente, a matéria orgânica age como um “reservatório hídrico”, fornecendo um suprimento constante de umidade às raízes, além de reduzir a necessidade de irrigação frequente.
-
Disponibilidade de macro e micronutrientes para equilíbrio da terra
As quantidades de macro e micronutrientes presentes nos adubos orgânicos também desempenham um papel fundamental na busca pelo equilíbrio do solo arenoso, proporcionando à terra uma liberação gradual e prolongada dos nutrientes essenciais. O composto orgânico ainda se mantém no solo por um período mais prolongado devido ao seu considerável poder residual, garantindo uma nutrição contínua e eficaz ao longo do ciclo de cultivo, o que beneficia as áreas onde é aplicado, bem como contribui para a saúde e a produtividade a longo prazo.
Contudo, é importante ressaltar que os benefícios dos fertilizantes orgânicos vão além da melhora da qualidade do solo, mas também têm um impacto positivo nos aspectos econômicos da agricultura. Essa abordagem promove economias relacionadas à manutenção do terreno e reduz a necessidade de lidar com custos não programados, afinal, por fornecer uma nutrição eficaz e sustentável às plantas, a adubação contribui para a criação de um ambiente de cultivo mais estável e previsível.
Vale lembrar ainda que os compostos orgânicos potencializam o efeito dos fertilizantes minerais, trazendo, a longo prazo, uma economia considerável no uso desses adubos.
Leia mais
- Como os fertilizantes orgânicos podem potencializar a eficiência da adubação mineral
- 6 Casos em que a adubação orgânica é indicada
Eficiência comprovada: entendendo como a adubação orgânica traz resultados para solos arenosos
Um exemplo da eficiência da adubação orgânica em solos arenosos é comprovado na história de Anderson Silva de França, gerente de uma propriedade que produz bananas em Iguape, litoral de São Paulo.
O agricultor enfrentava desafios significativos devido à baixa de nutrientes e a umidade reduzida do solo da região. Para superar esses obstáculos, Anderson decidiu adotar o Tera Base, um fertilizante orgânico de alta qualidade, há pouco mais de dois anos.
Devido ao alto teor de matéria orgânica encontrada no composto, houve melhorias evidentes nas folhas, raízes e na qualidade das bananas da plantação, as quais ficaram mais saudáveis e resistentes a doenças.
Esses resultados só foram alcançados porque Anderson encontrou um fertilizante que atendia às características específicas do seu ambiente, que melhorou a qualidade do solo de sua plantação e aumentou a produtividade do cultivo.
Anderson confirma os resultados positivos: “Vou continuar utilizando o Tera Base com certeza.”
Se você deseja obter mais informações sobre como os fertilizantes orgânicos podem melhorar a qualidade do solo na sua propriedade ou saber mais sobre o Tera Base, faça como o Anderson e entre em contato com nossos engenheiros agrônomos.
Posts Recentes
TERA BASE: UM FERTILIZANTE ORGÂNICO PREPARADO PARA BENEFICIAR DIVERSAS CULTURAS
Nos últimos anos, observamos que muitos agricultores têm demonstrado um forte interesse por fertilizantes orgânicos, […]
9 MITOS E VERDADES SOBRE A ADUBAÇÃO ORGÂNICA
A adubação orgânica vem se consolidando como um pilar fundamental no setor agrícola, especialmente por […]
PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR: O QUE ESPERAR PARA O MERCADO SUCROENERGÉTICO EM 2024
De acordo com o 2º Levantamento da Safra de Cana-de-açúcar 2023/24, realizado pela Companhia Nacional […]
Newsletter
Inscreva-se em nosso blog para receber novidades
Envie um comentário