ADUBOS ORGÂNICOS: CONHEÇA AS PRINCIPAIS FORMAS DE APLICAÇÃO DO COMPOSTO
5 de abril de 2023
Tempo de leitura: 3 min
Um dos principais fatores para a alta produtividade agrícola é a adubação, pois ela fornece os nutrientes essenciais para o crescimento, estabelecimento e desenvolvimento das culturas.
Dentre as opções, os adubos orgânicos produzidos pela técnica de compostagem se destacam. A compostagem transforma resíduos industriais, urbanos e rurais em um produto de qualidade, eles são indicados para grandes culturas, hortas, pomares, flores e projetos paisagísticos.
Esse tipo de adubo oferece uma liberação lenta e eficiente dos macro e micronutrientes, garantindo melhor aproveitamento e nutrição eficaz do solo.
Principais formas de aplicação dos adubos orgânicos compostos
A aplicação correta dos fertilizantes orgânicos é essencial para garantir o aproveitamento máximo dos nutrientes e evitar perdas por erosão, lixiviação, escoamento superficial e volatilização. Para isso, é preciso escolher a técnica mais adequada ao tipo de cultivo, solo e estrutura disponível na propriedade.
No meio agrícola, as duas formas mais comuns de aplicação são:
Aplicação a lanço

A aplicação a lanço consiste na distribuição superficial do fertilizante sobre o solo, feita de forma manual ou mecanizada, sem a necessidade de incorporação imediata. É uma técnica amplamente utilizada em grandes áreas devido à sua praticidade e eficiência operacional.
- Praticidade de aplicação, sem necessidade de implementos complexos.
- Como promove uma correção em área total, é indicada para solos com necessidades elevadas de matéria orgânica.
Aplicação incorporada ou via sulco

Nesse método, o fertilizante é aplicado diretamente no solo, sendo incorporado com o uso de implementos ou depositado dentro dos sulcos abertos no momento do plantio. É uma técnica comum e eficiente em culturas perenes, hortícolas e em plantios mecanizados de grãos, raízes e tubérculos.
- Estimula o crescimento das plantas através da melhora no aproveitamento de nutrientes.
- Promove uma atividade microbiológica próxima das raízes.
Como escolher a técnica de aplicação de adubos orgânicos ideal?
A escolha depende de fatores como espécie cultivada, deficiência de nutrientes do solo, características do terreno e equipamentos disponíveis.
- Adubação a lanço é recomendada principalmente para grandes áreas com necessidade de maior eficiência operacional e facilidade de implementos.
- Aplicação incorporada ou via sulco proporciona um manejo mais eficiente devido ao maior aproveitamento de nutrientes e atividade microbiológica.
Cada produtor deve avaliar suas condições específicas e optar pela estratégia que maximize os resultados, evitando perdas e otimizando os recursos disponíveis.
Aumente sua produtividade agrícola com adubos orgânicos ricos em nutrientes
Além da aplicação correta, usar fertilizantes orgânicos de alta qualidade é essencial para garantir os melhores resultados.
O Tera Base promove a reciclagem de nutrientes e melhoram as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. São indicados para plantios e manutenção de grandes culturas, hortaliças, flores, frutas, plantas ornamentais, gramados, parques e jardins.
Quer otimizar sua adubação e garantir maior produtividade? Entre em contato com nossos consultores e saiba como adquirir o Tera Base.
Posts Recentes
COMO OTIMIZAR A APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES ORGÂNICOS
A adubação eficiente é uma das práticas mais importantes para garantir alta produtividade na agricultura, […]
COMO A ROTAÇÃO DE CULTURAS E ADUBAÇÃO ORGÂNICA MELHORAM O SOLO?
A agricultura moderna exige práticas eficientes e sustentáveis que garantam a saúde do solo, aumentem […]
PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS: TERA BASE AUMENTA PRODUTIVIDADE EM SALESÓPOLIS
A produção de hortaliças no Brasil é uma das principais atividades da olericultura, movimentando mais […]
Newsletter
Inscreva-se em nosso blog para receber novidades

Envie um comentário