ADUBOS ORGÂNICOS: CONHEÇA AS PRINCIPAIS FORMAS DE APLICAÇÃO DO COMPOSTO
5 de abril de 2023
Tempo de leitura: 3 min
Um dos principais fatores relacionados à alta produtividade do setor agrícola é a adubação, afinal, o processo é responsável por fornecer os nutrientes necessários para o crescimento, estabelecimento e desenvolvimento das culturas.
A prática pode ser realizada através da aplicação de diversos adubos, incluindo os fertilizantes orgânicos compostos, que são condicionadores produzidos a partir da técnica de compostagem que transforma resíduos de atividades industriais, urbanas e rurais em um produto de qualidade destinado a grandes culturas, hortas, pomares, flores e até projetos paisagísticos.
Esse tipo de fertilizante é ideal para oferecer ao solo uma liberação lenta dos macro e micronutrientes, gerando um aproveitamento maior e uma nutrição eficaz. No entanto, para aplicá-lo de forma eficiente e obter o seu melhor aproveitamento, há métodos que devem ser adotados conforme as necessidades de cada produtor.
Principais formas de aplicação dos adubos orgânicos compostos
A aplicação dos fertilizantes orgânicos deve ser baseada em técnicas que visem minimizar as perdas de nutrientes do sistema solo por erosão, lixiviação, escoamento superficial, volatilização, entre outras; além de atender ao que o cultivo necessita naquele momento.
Todavia, no meio agrícola, duas práticas são geralmente mais adotadas: a aplicação a lanço e a aplicação incorporada. Confira no que consiste cada opção:
Aplicação a lanço
Nesta técnica, que também é conhecida como adubação na linha, os fertilizantes são aplicados ao longo do ciclo da cultura.
Basicamente, o composto é lançado sob o solo, beneficiando tanto a semeadura, quanto a manutenção de cultivos e projetos paisagísticos que já estão em fases mais avançadas.
Durante a semeadura, a aplicação a lanço deixa o solo adequado para que as mudas ou sementes se desenvolvam com a qualidade esperada, o que gera rendimento operacional e redução de custos. Já nos plantios estabelecidos, a adubação a lanço irá favorecer a reposição de matéria orgânica e nutrientes da terra para manter a produtividade em alta.
Aplicação incorporada
Basicamente, a aplicação incorporada consiste em misturar o fertilizante orgânico no solo, sendo uma técnica comumente implementada no estágio inicial do processo, especialmente em grandes culturas plantadas em covas, como a cana-de-açúcar, o milho e a soja.
Além de estimular o crescimento mais rápido dos pés, o composto incorporado ao solo no sulco da planta é extremamente eficiente, pois promove uma função biológica prolongada da aplicação, contribuindo com o aumento da produtividade e longevidade do plantio.
Como escolher a técnica de aplicação de adubos orgânicos ideal?
A escolha do modo de aplicação dos fertilizantes orgânicos depende de muitos fatores, como a espécie cultivada, as carências de nutrientes que a terra apresenta, as características do solo da região e até mesmo os equipamentos disponíveis ao agricultor.
No entanto, a adubação a lanço costuma trazer diversos benefícios para solos arenosos, por exemplo, pois facilita a descida dos nutrientes no perfil do solo. Diferentemente do que acontece em solos argilosos, onde esses nutrientes acabam se acumulando na camada superficial da terra, limitando a fertilidade e produtividade das plantas, especialmente em períodos de deficiência hídrica.
Já a aplicação incorporada, por ocorrer em paralelo à semeadura, é adequada para solos de baixa fertilidade, já que o fertilizante é injetado diretamente ao sulco e favorece as raízes desde sua fase inicial de crescimento.
De todo modo, como já citado, a escolha deve ser baseada na realidade de cada cultivo, de modo a evitar o desperdício do composto e maximizar a adubação.
Aumente sua produtividade agrícola com adubos orgânicos ricos em nutrientes
Além da forma de aplicação, para garantir os resultados esperados, também é necessário utilizar fertilizantes orgânicos de qualidade.
Os compostos Tera Nutrição Vegetal são produtos duplamente vantajosos, pois além de promover a reciclagem de nutrientes através da compostagem de resíduos orgânicos, melhoram as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, sendo indicados especialmente para a adubação de plantio e manutenção de grandes culturas, hortaliças, flores, frutas, plantas ornamentais, gramados, parques e jardins.
Entre em contato com nossos engenheiros agrônomos e saiba como obter nossos produtos, que podem ser adquiridos ensacados ou a granel.
Posts Recentes
COMO A ROTAÇÃO DE CULTURAS E ADUBAÇÃO ORGÂNICA MELHORAM O SOLO?
A agricultura moderna exige práticas eficientes e sustentáveis que garantam a saúde do solo, aumentem […]
PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS: TERA BASE AUMENTA PRODUTIVIDADE EM SALESÓPOLIS
A produção de hortaliças no Brasil é uma das principais atividades da olericultura, movimentando mais […]
COMO O FERTILIZANTE TERA BASE TRANSFORMOU A PRODUÇÃO DE CAFÉ NA FAZENDA JACARANDÁ
A Fazenda Jacarandá, localizada no município de Bira, Minas Gerais, é uma propriedade centenária com […]
Newsletter
Inscreva-se em nosso blog para receber novidades
Envie um comentário