CONHEÇA AS VANTAGENS DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA PARA USO DOMÉSTICO
19 de junho de 2023
Tempo de leitura: 3 min
A adubação orgânica é um método de enriquecimento do solo muito conhecido por trazer benefícios para grandes culturas, mas ao contrário do que muitos pensam, as plantações domésticas também podem obter grandes resultados através dessa prática, afinal, ela é fundamental para manter a fertilidade do solo e garantir que as plantas cresçam de forma saudável em qualquer ambiente. Em outras palavras, os fertilizantes orgânicos contam com propriedades capazes de melhorar a estrutura da terra, aumentando sua capacidade de retenção de água e nutrientes, além de estimular o desenvolvimento de microorganismos benéficos e o crescimento equilibrado da vegetação. Dessa forma, hortas, pomares, jardins, gramados e floreiras podem receber o produto, de modo a alcançar os mesmos resultados em termos de produtividade e qualidade que acontecem na aplicação em grandes lavouras.
O uso dos adubos orgânicos para além das grandes culturas
É fato que os adubos orgânicos são muito utilizados em largas plantações, como soja, café e milho, mas como sua composição traz múltiplas vantagens, seu uso também se torna diversificado. O nitrogênio, fósforo e potássio presentes nos fertilizantes são essenciais para o desenvolvimento de raízes fortes, folhagens exuberantes e frutos saudáveis em qualquer plantação, estendendo seu uso aos mais variados ambientes. Isso significa que, além dessas grandes culturas, esses compostos favorecem o desenvolvimento de todos os tipos de cultivos urbanos (gramados, jardins, canteiros de flores, hortas, pomares, etc). Além disso, adubos orgânicos possuem como uma de suas características a liberação de nutrientes de forma lenta e gradual, o que ajuda a evitar que as plantações domésticas sofram estresse nutricional e acabem com as folhas queimadas .
3 benefícios da adubação orgânica para cultivos domésticos
Com tudo que dissemos até aqui, é possível perceber que são vários os benefícios que a adubação orgânica traz para as plantações urbanas. No entanto, sintetizando esses ganhos em três pontos centrais, eles envolvem:
-
Nutrição ideal
Os fertilizantes orgânicos contém macro e micronutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Eles proporcionam uma nutrição equilibrada, que resulta em cultivos mais fortes e saudáveis. A nutrição adequada também ajuda os plantios a produzirem mais, seja no caso de hortas e pomares onde a colheita é mais abundante, ou nos projetos de jardinagem, onde a beleza das plantas é ressaltada.
-
Inibição de doenças
A adubação orgânica, ao fornecer microorganismos benéficos ao solo, contribui para inibir os efeitos negativos, tais como a queda e amarelamento dos botões nas flores, bem como o crescimento limitado das plantas alimentícias. Além disso, essa prática reduz o surgimento de microrganismos fitopatógenos, como os nematóides. Como resultado, os cultivos se tornam menos suscetíveis a doenças e pragas, adquirindo maior saúde, resistência e vigor.
-
Estruturação do solo
Os fertilizantes orgânicos também ajudam a estruturar o solo, tornando-o mais aerado, fértil e capaz de reter e armazenar água. Esses fatores são primordiais quando se fala em desenvolvimento saudável e produtividade das plantações, especialmente no caso de frutíferas, hortaliças, vegetais e legumes.
A importância de utilizar fertilizantes de qualidade na adubação de cultivos domésticos
Conforme observado, os fertilizantes orgânicos compostos são essenciais para garantir a produção satisfatória das plantas e, quando falamos em cultivos domésticos, a importância da adubação se torna tão relevante quanto em grandes propriedades, uma vez que esses plantios também estão em um ambiente controlado e dependem exclusivamente do que é fornecido ao solo para se desenvolverem. No entanto, para que a prática seja efetiva, é fundamental utilizar compostos de qualidade, que contenham todos os nutrientes essenciais para o crescimento dos plantios. Dois exemplos de adubos que entregam esse potencial são o Tera Mix e Tera Premium, da Tera Nutrição Vegetal. Contando com ingredientes naturais e de alta qualidade, eles se tornam excelentes condicionadores de solo com NPK, macro e micronutrientes, proporcionando uma liberação lenta e contínua na terra. Veja onde o Tera Mix e Tera Premium entregam seu poder de resultado: Tera Mix: Indicado para adubação de plantio e manutenção de hortaliças, frutíferas, flores de corte e plantas ornamentais como fonte de nutrientes. Tera Premium: Duplamente peneirado, é ideal para adubação e manutenção de gramados, hortaliças, frutíferas, plantas ornamentais em vasos, floreiras e jardins. Ambos os compostos podem ser encontrados em sacos de 20kg em diversas revendas espalhadas pelo interior de São Paulo e Minas Gerais. Portanto, se você deseja alcançar uma alta qualidade e produtividade nos seus cultivos domésticos, fale com nossos consultores e saiba como adquirir os fertilizantes Tera Mix e Tera Premium.
Posts Recentes
TERA BASE: UM FERTILIZANTE ORGÂNICO PREPARADO PARA BENEFICIAR DIVERSAS CULTURAS
Nos últimos anos, observamos que muitos agricultores têm demonstrado um forte interesse por fertilizantes orgânicos, […]
9 MITOS E VERDADES SOBRE A ADUBAÇÃO ORGÂNICA
A adubação orgânica vem se consolidando como um pilar fundamental no setor agrícola, especialmente por […]
PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR: O QUE ESPERAR PARA O MERCADO SUCROENERGÉTICO EM 2024
De acordo com o 2º Levantamento da Safra de Cana-de-açúcar 2023/24, realizado pela Companhia Nacional […]
Newsletter
Inscreva-se em nosso blog para receber novidades
Envie um comentário